Portela recebe a partir de 7 de outubro exposição “Carnaval: A Arte nas Artes”
Na próxima Feijoada da Família Portelense, dia 7 de outubro, o Centro de Memórias do Departamento Cultural inaugura uma nova exposição. “Carnaval: a arte nas artes”, da artista plástica Branca Paixão, que retrata a sensibilidade do carnaval carioca e seu caráter como uma das maiores festas populares do mundo com seu brilho e profusão de cores e ritmo.
O objetivo é levar a arte (acrílica sobre tela) para as comunidades de Oswaldo Cruz e Madureira com exposição de 12 a 15 obras da artista, que tem se dedicado ao tema nos últimos três anos e se surpreendeu com a repercussão positiva.
Branca lembra que no último dia 20 de janeiro resolveu pintar uma tela em homenagem à Portela, a Águia Altaneira abraçando o grande arco da Apoteose como se pairasse soberana sobre a Passarela do Samba. A vitória da escola no Carnaval a deixou emocionada e sua tela pode ser considera outro símbolo do campeonato histórico. O convite para expor na quadra veio no primeiro Asas Abertas do ano, o que ela aceitou com entusiasmo.
Branca Paixão participou de diversas exposições na Europa. Neste momento alguns de seus trabalhos compõem a mostra “Meu Rio” no Centro Cultural Brasileiro Cafuchico em Frankfurt. No Brasil, teve obras exibidas na Academia Brasileira de Letras, Galeria Aloisio Magalhães, Associação Brasileira de Belas Artes entre outras.
O diretor do Cultural Rogério Rodrigues celebra a exposição como mais um passo na consolidação de um projeto que tem como objetivo estabelecer a divulgação da cultura do samba e da memória da Portela sob uma perspectiva intercultural. “Procuramos desconstruir as fronteiras entre saber popular e saber acadêmico e a utilização de diversas linguagens para fazer chegar aos segmentos, à comunidade e ao público em geral o samba nas suas diferentes manifestações”, completa.
Serviço
Facebook Comments