Exposição da Portela vai para Escola Municipal Adalgisa Nery, na Zona Oeste
O Cultural cederá em caráter experimental ao Colégio Municipal Adalgisa Nery, localizado na região de São Fernando, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, a exposição Carnaval em Madureira, a primeira realizada pelo segmento após a eleição da chapa Portela Verdade.
Parceria do Departamento Cultural da escola com o Centro de Referência do Carnaval, C.R.C. da UERJ, com curadoria de seu coordenador, professor Felipe Ferreira, e com montagem do ARCO CULTURAL, a exposição Carnaval em Madureira destaca, com fotos e textos, a importância do subúrbio carioca, especialmente de Madureira, para o movimento Modernista.
A badaladíssima inauguração ocorreu em 29/11/13, juntamente com a comemoração dos 13 anos do site PortelaWeb. O evento marcou também o início dos ensaios de sexta-feira rumo ao carnaval 2014.
A proposta do Portela Cultural é, claramente, aproximar as comunidades no entorno do espaço escolar de práticas culturais referentes às matrizes africanas, quebrando, assim, um possível distanciamento que as pessoas possam ter com essas ações culturais.
Os objetivos do embrião do novo projeto são, além de levar fundamentos provenientes da diáspora africana e ressignificados em terras tupiniquins, estabelecer metas e parâmetros regulares de atuação para que, no futuro próximo, outras escolas possam participar de ações parecidas.
Desde 2013, o Departamento Cultural vem recebendo escolas do ensino fundamental e de Formação de Professores nas dependências da quadra na rua Clara Nunes. Em 2016, expandiu sua atuação, exibindo o documentário 82 minutos de Nelson Hoineff e fez palestras sobre o universo do samba e a história da Portela para estudantes do ensino médio do Colégio Suíço-brasileiro de Curitiba, nas dependências do Hotel Fluminense, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro.
Facebook Comments