Projeto na Câmara Municipal propõe criar Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz ligado à história da Portela
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro realiza no dia 8 de junho, a partir de 18h, uma reunião histórica para a cultura do samba carioca. Neste dia será apresentado o projeto de lei 2069/16 que cria o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz como Área de Interesse Cultural da cidade, proposto pelo vereador Reimont.
O objetivo da proposta é recuperar, preservar e tornar acessível à comunidade de Oswaldo Cruz e bairros vizinhos sua memória cultural a partir da história da Portela. A aprovação do projeto facilitará a coleta de diversas fontes de informação escrita, audiovisual, cenográica, musical e iconográfica da Águia Altaneira.
O projeto prevê o mapeamento e identificação de ruas e casas com importância afetiva e cultural para a história da Portela. A área do Perímetro Cultural ganhará o status de polo turístico com atividades integrantes do calendário da cidade. Exemplos são o número 950 da rua Carolina Machado onde viveu Paulo da Portela, ou a esquina da Estrada do Portela com Joaquim Teixeira onde foi fundado o bloco carnavalesco Baianinhas de Oswaldo Cruz, a semente da Águia.
Para esclarecer detalhes a respeito da proposta será feito um debate com participação do vereador Reimont, da secretária de Cultura, Nilcemar Nogueira, os presidentes executivo e de honra da Portela, Luis Carlos Magalhães e Monarco, e Fábio Pavão, do Conselho Deliberativo da escola.
Durante o evento, serão entregues moções de homenagens aos personagens, representantes e descendentes dos antigos moradores da área de Oswaldo Cruz ligados à história portelense. “Esse é um sonho antigo que agora começa a se materializar”, afirma o diretor Cultural, Rogério Rodrigues. “As escolas de samba preservam grande parte de sua trajetória pela história oral e esta é uma maneira de reconhecer de forma oficial a importância da cultura negra para aquela região da cidade e para todo o povo carioca.”
Facebook Comments