Alunos do curso de formação de profissionais de carnaval participam de oficina de fantasias
Os alunos do curso de formação de profissionais de carnaval, uma parceria técnica e acadêmica entre o Instituto Portela Cultural e o Centro Integrado de Estudos em Turismo – CIETH, participaram no sábado, dia 25, da primeira oficina de criação e adereços, ministrada pelo professor Luciano Moreira.
Iniciado em maio deste ano, o curso tem por objetivo dar aos alunos uma visão abrangente do universo do carnaval, em especial, das escolas de samba.
Dividido em módulos, iniciou com uma análise sobre a importância do Carnaval para a cidade do Rio de Janeiro. Introdução à Cultura Brasileira, História da Arte e do Carnaval, completaram a primeira parte de estudos.
Os Departamentos e Segmentos e suas atuações, assim como práticas de pesquisa e o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação da memória do carnaval e das escolas de samba, como curadoria de exposições e registros de depoimentos, fizeram parte de um segundo momento de estudos.
A criação de um enredo e um samba-enredo, integram o módulo em desenvolvimento, que inclui também: linguagem visual e estética, design, cenografia, iluminação, adereço e figurino, estes últimos o objeto da oficina.
A produção de eventos carnavalescos e o estudo sobre elaboração de projetos e captação de recursos compõem os últimos módulos, que incluem ainda o planejamento estratégico dos desfiles e a legislação aplicada aos mesmos.
Facebook Comments