Nilo Sérgio se torna 1º mestre de bateria a ensinar samba em universidade do Japão

Consulados da Portela Portela na Academia
O Mestre de Bateria da Portela, Nilo Sergio, esteve no último dia 6 de maio, na International Christian University (ICU – Universidade Internacional Cristã) para ministrar oficina de percussão aos alunos ali matriculados.
A ICU, fundada em 1949, fica na cidade de Mitaka, Estado de Tóquio. Nilo está em turnê no Japão e aceitou o convite para ensinar a batida da Portela aos estudantes. Foi a primeira vez na história da Portela e do ensino superior do Japão, que um mestre de bateria de escola de samba do Grupo Especial esteve numa instituição superior japonesa para ensinar a arte da percussão e passar conhecimentos sobre o uso dos instrumentos de samba.
A iniciativa foi organizada pelo Consulado da Portela no Japão, ONG reconhecida oficialmente pela Portela, que tem como objetivo divulgar o samba e a agremiação azul e branca carioca. Participaram da oficina 35 universitários japoneses, todos componentes do GRES ICU Lambs, escola de samba que desfila do Asakusa Samba Carnival. Este evento reúne agremiações de samba japonesas e ocorre anualmente em Tóquio, desde 1981.
Os universitários receberam Nilo Sergio em um dos estúdios usados para as aulas de música. Os jovens, que nunca foram ao Brasil, praticam o samba e a percussão brasileira, com destaque para as baterias. Passistas da universidade também estavam presentes, inclusive a rainha de bateria.
A oficina começou com apresentação de ritmo feita pelos universitários, que foi observada atentamente por Nilo. “Fiquei impressionado com o nível desses jovens, que nunca estiveram em uma escola de samba, mas estão tocando perfeitamente. Aliás, tocam melhor que muitos ritmistas brasileiros!”, comentou o Mestre.
Em seguida, Nilo ensinou uma bossa da Portela aos jovens japoneses, instrumento por instrumento, que foi executada imediatamente pela bateria do GRES ICU Lambs. Depois, Nilo respondeu perguntas sobre manutenção de instrumentos, tipos de peles, baquetas, formas de tocar, andamento e como a bateria da Portela ensaia e atua em desfile.
No final, Mestre Nilo tocou com os estudantes a bossa portelense que havia acabado de ensinar, as passistas fizeram um pequeno show, terminando a oficina e a visita à universidade, que durou cerca de três horas.
O ICU tem 3 mil estudantes e o campus da Universidade ocupa área de cerca de 620.000 m2. A turnê de Nilo Sergio no Japão conta com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Tóquio, do Departamento Cultural da Portela e da Ala de Bateria. Ainda em 2018, outras quatro personalidades portelenses desembarcarão em Tokyo à convite do Consulado da Portela no Japão, a fim de participarem de várias atividades.
Nilo no Japão
Ele tocou com ritmistas japoneses
« de 7 »

Facebook Comments