Crianças de Paraisópolis têm contato com o universo da Portela
Cerca de 40 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos que moram no bairro de Paraisópolis, zona sudoeste de São Paulo, iniciaram no último dia 4 de junho o contato com o universo da Majestade do Samba. Eles fazem parte da primeira turma do projeto Geração Portela, que oferece aulas de música gratuitas e de percussão.
O projeto é uma parceria do Consulado da Portela de São Paulo e do Mosteiro São Geraldo, associação sem fins lucrativos, fundada na década de 60, por Monges Beneditinos Húngaros. Seus projetos sociais estão localizados na região do Morumbi, bairro famoso por apresentar um enorme contraste social e ímpar nas diversidades culturais e econômicas.
As aulas acontecem sempre às segundas e quartas-feiras e os alunos foram divididos em duas turmas (uma no período da manhã, das 9h às 11h, e outra à tarde, das 14h30 às 16h30). “O Consulado, como representação cultural, tem muito orgulho de fazer esta parceria porque levar o autêntico samba de raiz para crianças e jovens é uma forma de contribuir para trazer o amplo repertório dos compositores portelenses para as novas gerações e perpetuar esta vertente relevante da música brasileira”, disse o presidente do Consulado, Paulo Toledo, que está empolgado com os resultados das oficinas e o interesse dos alunos.
Toledo considera gratificante a proximidade cada vez maior de crianças e jovens. Neste sábado (23), o Consulado realizou uma roda de samba em homenagem ao aniversário de Paulo da Portela e um garoto se destacou por conhecer e cantar diversas canções do repertório. Ele deixou a todos os participantes encantados e ganhou de presente de Toledo o tradicional chapéu da Portela. O pai contou depois nas redes sociais que o garoto queria dormir com o chapéu, tão orgulhoso ficou.
[supsystic-gallery id=1 position=center]
ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode
Facebook Comments