Glória ao Samba toca no Asas Abertas
Uma tarde de muito samba e reverência aos grandes baluartes da Majestade do Samba, sobretudo o aniversariante Mestre Monarco, que comemora este mês 85 anos. Este foi o tom do Portela de Asas Abertas especial, que ocorreu no último sábado na quadra da escola.
O mote desta vez foi celebrar a descoberta recente de um tesouro musical, um disco gravado em 1959 com sete músicas da Águia Altaneira. O disco foi descoberto pelo Instituto Glória ao Samba e contém o samba-enredo com que a Portela foi campeã do carnaval de 1958 e outras seis faixas de grandes compositores como “Manhãs Brasileiras”, de Manacéia.
O Glória ao Samba localizou em São Paulo as fitas com a dona do acervo do selo Festa que fez as gravações, até chegou a colocar o título em catálogo, mas nunca o lançou comercialmente. Segundo Paulo Mathias, este era uma espécie de “unicórnio, disco mitológico das escolas de samba, que era procurado por diversos pesquisadores”.
Foi o próprio Glória ao Samba que abrilhantou a tarde com melodias dos nossos mestres, como essa pérola de Antônio Caetano e Mestre Monarco (veja o vídeo):
ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode
Facebook Comments