Portela impulsiona agremiação azul e branca japonesa para a vitória
A presença do nosso presidente, Luis Carlos Magalhães, e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, colaborou para a vitória do GRES Bárbaros no “Asakusa Samba Carnival”, maior desfile de escolas de samba realizado fora do Brasil, ocorrido no sábado (25), na capital japonesa.
A comitiva portelense, acompanhada da diretoria do Consulado da Portela no Japão, desfilou no último setor da escola, à frente da ala de passistas e da alegoria, num enredo que contava a vida e a obra do compositor Paulinho da Viola.
A entrada de Luis Carlos Magalhães e do casal Marlon e Lucinha na avenida para assumirem suas posições no desfile, levou os componentes do Bárbaros ao delírio. Era um sonho para os sambistas da escola azul e branca de Tóquio desfilarem ao lado do presidente da Portela e do primeiro casal da agremiação de Oswaldo Cruz levando a bandeira portelense.
Dos seis quesitos em julgamento – Enredo, Evolução, Fantasia, Bateria e Samba-Enredo, Dança e Conjunto – o Bárbaros conquistou 466 pontos, ficando o GRES Saúde em segundo lugar, com 443 pontos. A alta pontuação do Quesito Evolução dada pela comissão julgadora aos Bárbaros, foi fundamental para a vitória da agremiação japonesa, cujos desfilantes se emocionaram com a presença da comitiva portelense, desfilando com garra e muita confiança no título.
O GRES Bárbaros é a agremiação que mais venceu o “Asakusa Samba Carnival”, que ocorre desde 1981, no bairro de Asakusa, em Tóquio. A escola nipônica venceu 21 das 37 edições já realizadas.
Cerca de 400 mil pessoas assistiram à festa que contou com a participação de oito agremiações do Grupo Especial e dez agremiações do Grupo de Acesso, envolvendo mais de cinco mil sambistas de diversos estados japoneses.
Na segunda-feira (27) começam as oficinas de mestre-sala e porta-bandeira, que serão ministradas por Marlon e Lucinha em Tóquio até a quarta-feira (29). No dia 30 de agosto, a comitiva retorna ao Brasil. Em setembro, é a vez da Coordenadora da Ala de Passistas e Diretora de Harmomia da Portela, Nilce Fran, desembarcar em Tóquio para participar de uma série de oficinas para passistas.
A viagem do presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, ao Japão é uma atividade realizada pelo Consulado da Portela no Japão em parceira com o GRES Bárbaros e com o Departamento Cultural da Portela, em comemoração aos 95 anos da agremiação azul e branca de Oswaldo Cruz.
Facebook Comments