Asas Abertas lança FLIPortela e homenageia as mulheres
A primeira edição em 2019 do Portela de Asas Abertas acontece no dia 23 de março a partir de 15h. O evento marcará o lançamento da FLIPortela, Festa Literária da Portela e, ainda no tom do carnaval, nossa roda de samba será em homenagem às mulheres.
A FLIPORTELA é uma iniciativa do Departamento Cultural com objetivo de celebrar todas as expressões artísticas em torno da palavra escrita, contada, cantada e falada dos coletivos dos subúrbios, das periferias e de quem trabalha, produz livros, narrativas, poesias, saraus, perfomances e reflexões. O evento será realizado no dia 20 de abril para celebrar o 96º aniversário da Majestade do Samba e o mês do Livro Infantil e Juvenil.
Vão estar representados autores, editoras, livreiros, professores, estudantes e empreendedores que têm como foco a arte da palavra, a mediação de leituras, a fruição, o prazer e o pensamento crítico.
Ainda no clima do enredo sobre Clara Nunes feita no Carnaval 2019 e ao mês da mulher, as atrações musicais se comunicam também com a homenagem, que será feita a dona Marsília Lopes, um dos maiores destaques da história da Águia, que receberá a Medalha Natalino José do Nascimento.
Na parte musical teremos, a apresentação do grupo Guerreiras de Clara, projeto musical que nasceu em Juiz de Fora para homenagear a intérprete brasileira. Formado apenas por mulheres, tem um repertório de ritmos brasileiros como Ijexá, samba e baião.
Também se apresentarão as Herdeiras do Samba e o Grupo dos Crias. As Herdeiras reúne filhas de baluartes da Ala de Compositores da Portela – Geisa Ketti, Selma Candeia, Monica Trepte, Eliane Duarte, Andreia Moreira. O repertório da Roda de Samba valoriza a herança que representam. Já os Crias participam das disputas de samba-enredo da escola e também fazem apresentações de samba de raiz.
A tarde também contará com a Feira de Empreendedores e visita ao Centro de Memórias da escola, que exibe a exposição Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre De Ouvir Cantar Uma Sabiá sobre o enredo de 2019, a diversidade cultural de Madureira e a obra de Clara Nunes.
Conheça o site do Departamento Cutural em www.portelacultural.com.br. Siga o Departamento Cultural nas redes sociais @portelacultural e conheça também o site portelaweb.org com a história da escola.
Facebook Comments