Cultural recebe Diploma Heloneida Studart na ALERJ

Nota oficial

O Departamento Cultural da Portela foi um dos 41 agraciados com o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2019. A solenidade de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro, com a presença de 350 convidados.

Concedido pela Comissão de Cultura da Alerj, presidida pelo deputado Eliomar Coelho (PSOL), o diploma reconhece artistas e entidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da arte no estado do Rio. Ao todo, foram 114 pessoas e instituições inscritas e avaliadas pelo grupo.

“Ficamos muito felizes com o diploma, pois ele coroa e reconhece um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, com a primeira gestão Portela Verdade, e cujo modelo de administração cultural vem sendo aperfeiçoado com novas ações e novos projetos, sempre pautados por uma atuação democrática, que procura ouvir a comunidade e estabelecer parcerias. É muito importante termos esse reconhecimento, com um Diploma que leva o nome da grande deputada Heloneida Studart, que foi uma militante, uma mulher que trabalhou pelo empoderamento das classes menos favorecidas, das mulheres, dos negros e dos trabalhadores. É fundamental saber que uma Comissão de Cultura atuante, como essa da Alerj, vem reconhecendo e jogando luz sobre todos os territórios, coletivos, agentes, produtores e gestores do estado do Rio de Janeiro. Para nós é uma grande honra”, comemorou o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.

O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e a assessora comercial da escola, Fabiana Amorim, também prestigiaram a cerimônia, que homenageou, ainda, outro portelense: o compositor Wanderley Monteiro.

O Departamento Cultural da Azul e Branco é reconhecido como um dos mais importantes do carnaval brasileiro. Ativo durante o ano inteiro, ele tem o papel de resgatar e valorizar a história da agremiação, promovendo exposições, debates, rodas de samba e diversas outras atividades. No último mês de abril, por exemplo, o Departamento realizou a primeira edição da FliPortela (Festa Literária da Portela), evento pioneiro no universo do carnaval. Outras iniciativas de destaque são os Consulados da Portela, representações fora do Rio e até do Brasil formadas para propagar o nome da escola.

Lista completa dos vencedores do Diploma Heloneida Studart de Cultura 2019

  1. Alberto Sena
  2. Antonio Seixas
  3. Associação Cultural Companhia de Aruanda
  4. Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ/Nilópolis
  5. Carlos Eduardo Fingolo Tostes
  6. Celio Reginaldo Moreira Pimentel
  7. Centro Cultural Phábrika Rio de Janeiro
  8. Centro de Referências e de Estudos Afro do Sul Fluminense – CREASF
  9. Centro de Teatro do Oprimido
  10. Cia Atos e Atores
  11. Clementino Junior
  12. Clube do Livro Entrelinhas
  13. Coletivo em Silêncio
  14. Coletivo Flores
  15. Cypher na Rua
  16. Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna
  17. Favela Orgânica
  18. Funcionárias da B.I.C.A. – Maria Carmem Moraes Lomar, Maria da Graça de Paiva e Mello Santos, Maria das Graças Campos de Matos e Ana Maria Gonzales
  19. Mangueira do Amanhã
  20. Grupo de Choro e Samba Pixin Bodega
  21. Grupo Musicultura
  22. Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano
  23. Instituto Efeito Urbano
  24. Instituto Onikoja
  25. Instituto Portela Cultural (Departamento Cultural da Portela)
  26. Katia Pinno
  27. MacacuCine – Festival Internacional de Cinema Escolar
  28. Marcia Teodoro Fernandes
  29. Marcos Moura
  30. Movimento de Resistência Cultural O Samba Brilha
  31. Núcleo de Apoio à Produção Cultural da UFRJ – NAPROCULT/UFRJ
  32. Oficina de Escrita para Mulheres
  33. Orquestra de Metais e Percussão Maestro Ilson de Lima
  34. Peneira
  35. Quilombo do Camorim – ACUQCA Rio de Janeiro – Culturas Populares
  36. Rede Baixada em Cena
  37. Rosa Perdigão
  38. Umbanda Brasileira
  39. Wanderley Monteiro
  40. William Corrêa de Melo (W-Black)
  41. Zequinha Miguel

Foto: Tainá Lima / Cerimonial Alerj

Legenda: Presidente Luis Carlos Magalhães e o diretor cultural Rogério Rodrigues (à direita) posam com o deputado Eliomar Coelho durante a solenidade na Alerj

 

Facebook Comments