Cultural recebe Diploma Heloneida Studart na ALERJ
O Departamento Cultural da Portela foi um dos 41 agraciados com o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2019. A solenidade de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro, com a presença de 350 convidados.
Concedido pela Comissão de Cultura da Alerj, presidida pelo deputado Eliomar Coelho (PSOL), o diploma reconhece artistas e entidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da arte no estado do Rio. Ao todo, foram 114 pessoas e instituições inscritas e avaliadas pelo grupo.
“Ficamos muito felizes com o diploma, pois ele coroa e reconhece um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, com a primeira gestão Portela Verdade, e cujo modelo de administração cultural vem sendo aperfeiçoado com novas ações e novos projetos, sempre pautados por uma atuação democrática, que procura ouvir a comunidade e estabelecer parcerias. É muito importante termos esse reconhecimento, com um Diploma que leva o nome da grande deputada Heloneida Studart, que foi uma militante, uma mulher que trabalhou pelo empoderamento das classes menos favorecidas, das mulheres, dos negros e dos trabalhadores. É fundamental saber que uma Comissão de Cultura atuante, como essa da Alerj, vem reconhecendo e jogando luz sobre todos os territórios, coletivos, agentes, produtores e gestores do estado do Rio de Janeiro. Para nós é uma grande honra”, comemorou o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.
O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e a assessora comercial da escola, Fabiana Amorim, também prestigiaram a cerimônia, que homenageou, ainda, outro portelense: o compositor Wanderley Monteiro.
O Departamento Cultural da Azul e Branco é reconhecido como um dos mais importantes do carnaval brasileiro. Ativo durante o ano inteiro, ele tem o papel de resgatar e valorizar a história da agremiação, promovendo exposições, debates, rodas de samba e diversas outras atividades. No último mês de abril, por exemplo, o Departamento realizou a primeira edição da FliPortela (Festa Literária da Portela), evento pioneiro no universo do carnaval. Outras iniciativas de destaque são os Consulados da Portela, representações fora do Rio e até do Brasil formadas para propagar o nome da escola.
Lista completa dos vencedores do Diploma Heloneida Studart de Cultura 2019
- Alberto Sena
- Antonio Seixas
- Associação Cultural Companhia de Aruanda
- Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ/Nilópolis
- Carlos Eduardo Fingolo Tostes
- Celio Reginaldo Moreira Pimentel
- Centro Cultural Phábrika Rio de Janeiro
- Centro de Referências e de Estudos Afro do Sul Fluminense – CREASF
- Centro de Teatro do Oprimido
- Cia Atos e Atores
- Clementino Junior
- Clube do Livro Entrelinhas
- Coletivo em Silêncio
- Coletivo Flores
- Cypher na Rua
- Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna
- Favela Orgânica
- Funcionárias da B.I.C.A. – Maria Carmem Moraes Lomar, Maria da Graça de Paiva e Mello Santos, Maria das Graças Campos de Matos e Ana Maria Gonzales
- Mangueira do Amanhã
- Grupo de Choro e Samba Pixin Bodega
- Grupo Musicultura
- Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano
- Instituto Efeito Urbano
- Instituto Onikoja
- Instituto Portela Cultural (Departamento Cultural da Portela)
- Katia Pinno
- MacacuCine – Festival Internacional de Cinema Escolar
- Marcia Teodoro Fernandes
- Marcos Moura
- Movimento de Resistência Cultural O Samba Brilha
- Núcleo de Apoio à Produção Cultural da UFRJ – NAPROCULT/UFRJ
- Oficina de Escrita para Mulheres
- Orquestra de Metais e Percussão Maestro Ilson de Lima
- Peneira
- Quilombo do Camorim – ACUQCA Rio de Janeiro – Culturas Populares
- Rede Baixada em Cena
- Rosa Perdigão
- Umbanda Brasileira
- Wanderley Monteiro
- William Corrêa de Melo (W-Black)
- Zequinha Miguel
Foto: Tainá Lima / Cerimonial Alerj
Legenda: Presidente Luis Carlos Magalhães e o diretor cultural Rogério Rodrigues (à direita) posam com o deputado Eliomar Coelho durante a solenidade na Alerj
Facebook Comments