Crianças do projeto Geração Portela se apresentam em Paraisópolis no dia 1/9
No dia 1º de setembro, de 14h às 17h, a Praça Moacir Nicodemus, em Paraisópolis, vai se transformar num pedacinho do subúrbio do Rio de Janeiro. Isso porque as crianças e jovens do projeto Geração Portela vão realizar uma roda de samba em homenagem ao compositor Chico Santana, um dos baluartes da campeoníssima escola carioca.
Projeto idealizado pelo Consulado da Portela de São Paulo, representação cultural da escola carioca em terras paulistanas, o Geração Portela promove educação pela música, levando o samba e a história portelense para os menores da comunidade de Paraisópolis.
“A intenção é a cada mês fazermos uma apresentação para a comunidade e convidados, com enfoque em um compositor da Portela”, explica Paulo Toledo, presidente do Consulado e idealizador do projeto. “Ao mesmo tempo mostramos à comunidade as conquistas das crianças e também podemos levar o samba de raiz para um ambiente em que ele não chegaria sozinho, ajudando na formação de público.”
Nesta apresentação de setembro, o enfoque será sobre Chico Santana (1911-1988), nome pelo qual ficou conhecido o lustrador de móveis Francisco Santana. Ele era integrante da Velha Guarda da Portela quando Paulinho da Viola reuniu o grupo e gravou o primeiro LP com músicas inéditas de seus integrantes. São da autoria de Chico Santana composições como “O Hino Da Portela”, “Corri pra Ver” (em parceria com Monarco e Casquinha) e “Saco de Feijão”, música que fez sucesso nacional na voz da saudosa Beth Carvalho.
O Geração Portela começou no ano passado e tem conquistado os alunos e os pais dos jovens batuqueiros. “As crianças do projeto absorvem com muita rapidez aquilo que passamos diariamente nas aulas. Montamos essas apresentações para que eles possam sair da sala de aula e mostrar o trabalho, o conhecimento que estão adquirindo. Chegou a hora de ir pra rua e emocionar”, resume Vinícius Trindade, professor responsável.
Paulo Toledo se diz “emocionado” ao perceber que realmente deu frutos a semente que a Velha Guarda da Portela plantou. “Temos crianças de todas as idades se dedicando a aprender sobre a história e as canções dos baluartes da Portela; isso é lindo e fundamental”, afirma. O presidente do Consulado considera a iniciativa do Geração Portela um sucesso. “Dê instrumentos musicais nas mãos das crianças e mudaremos a história delas, e da comunidade em que vivem”, completa ele.
Facebook Comments