Portela celebra Dona Dodô e 1º aniversário do Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz
No dia 22 de janeiro, completa-se um ano que foi sancionada a Lei nº 6.483 criando oficialmente a Área de Especial Interesse Cultural – Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz, reconhecendo a importância da cultura do samba para o bairro em que nasceu a Portela e também para Madureira e arredores.
Sonho antigo do Departamento Cultural da Portela, a data será lembrada com uma visita a pontos importantes que fazem parte do Perímetro. Vão participar integrantes da diretoria da escola, integrantes da Velha Guarda e convidados, como vereador Reimont, que apresentou a proposta na Câmera Municipal do Rio, integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, do SESC, professores da região. A saída será na Praça Paulo da Portela, às 18 horas.
O percurso se encerrará na quadra da Portela, na rua Clara Nunes, onde os convidados serão recebidos com um conquetel e vão poder apreciar uma exposição para celebrar o centenário de nascimento da primeira porta-bandeira da Portela, Dona Dodô (1920-2015). Os itens foram recuperados pelo Departamento Cultural e integrados ao acervo da escola após a morte da baluarte. Alguns deles fizeram parte da Exposição Jovens Senhoras, realizada no Centro de Memórias da Portela em 2015.
O diretor do Cultural, Rogério Rodrigues, lembra que o sonho de criação do Perímetro era acalentado desde 2003 quando se realizou o primeiro passeio sentimental pelas ruas de Oswaldo Cruz. “Esse bairro tem uma história ímpar e totalmente ligada à evolução da Portela. É importante que a comunidade conheça e se orgulhe dessa história”, ressaltou. “Por isso, o Cultural acha importante celebrar essa conquista tão importante para a memória da cidade e o portelense.”
As celebrações culminam com o Ensaio da Comunidade para o Carnaval 2020, quando a Portela vai desfilar com o enredo Guajupiá – Terra Sem Males.
SERVIÇO
Celebrações de 1 ano do Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz e Centenário de Dona Dodô
Quando: 22/1/2020
Visita ao Perímetro: Saída da Praça Paulo da Portela, às 18h, passeio por ruas representativas da história da escola e término na Quadra
Exposição e Coquetel : Rua Clara Nunes, 81
Facebook Comments