FLIPortela 2022 terá apoio da Secretaria Municipal de Educação

FLIPortela

A FLIPortela voltou. Sim. Vai ter Festa Literária da Portela em 2022, pouco depois do “carnaval de abril”. O lançamento foi feito neste sábado (5) durante a Feijoada da Família Portelense. O evento já nasceu com apoio fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

O evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio e o tema escolhido foi “Ancestralidade, memória e legado”, que tem ligação tanto com o enredo da escola Igi Osè Baobá e os 99 anos de fundação do GRES Portela.

“O tripé que compõe o tema da Fliportela inclui todas as memórias, legados e ancestralidades: negras, ameríndias, brancas, mestiças, ciganas, árabes, judaicas, enfim de todas as culturas formadoras dos subúrbios”, explica Rogério Rodrigues, diretor do Departamento Cultural.

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha  esteve presente à feijoada durante o lançamento oficial.

Este é o terceiro tema abordado pela FLIPortela. Depois do enorme sucesso da primeira edição em 2019, a continuação estava marcada para abril de 2020, mas teve de ser primeiro adiada para outubro e depois cancelada em função da pandemia com objetivo de garantir a segurança sanitária. Mesmo assim, o tema “Cidades possíveis: realidades e utopias” foi amplamente discutido nos programas Papo Reto e Tamo Juntos, transmitidos pelo Canal Portela Cultural no YouTube desde abril de 2020.  Quem quiser, pode ver ou rever os programas no canal.

Como não poderia deixar de ser, a FLIPortela que fala de memória e legado será dedicada ao nosso presidente de honra Monarco, que nos deixou em dezembro de 2021. “Toda sua sabedoria, talento, obra e conselhos servirão de inspiração para a organização dessa festa de acolhimento”, resume Rodrigues.

Facebook Comments