Portela recebe Estandarte de Ouro de Melhor Escola
A Portela foi eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2024. A escola foi a segunda a desfilar na segunda-feira de carnaval e levou para a Avenida “Um defeito de cor”, que também ganhou a categoria enredo na premiação. Histórica porta-bandeira da azul e branca, Vilma Nascimento ganhou a premiação de personalidade.
A Imperatriz Leopoldinense reuniu o maior número de prêmios dessa edição. São cinco, sendo eles: melhor ala, mestre-sala, porta-bandeira, puxador e samba-enredo. O Estandarte de Ouro é uma realização dos jornais O GLOBO e Extra.
A partir do romance homônimo de Ana Maria Gonçalves, a Portela levou pra avenida uma reflexão sobre a história das “negras mães de todos nós”. Pela trajetória de uma matriarca negra, a escola narra a “a busca pelo sentido” da existência dos negros no Brasil. As perguntas que o enredo faz são: “Por que somos? Por que assim fazemos? Por quem lutamos? Em memória do que?”.
— Respeitamos o lugar que pisamos. O enredo fala sobre isso. A relação de mãe e filho, de entender suas raízes, entender quem veio antes e depois, o nosso lugar na família e de consciência racial. Tivemos a felicidade de contar com a Ana Maria Gonçalves, uma inpiração que participou e acompanhou o processo. Esse prêmio é de várias outras pessoas também — diz o carnavalesco Antônio Gonzaga, que divide o posto com André Rodrigues.
Facebook Comments