Carlos Monte recebe Medalha Natal
Durante a inauguração da “Escola de Desenvolvimento da Portela Carlos Monte”, realizada na última segunda-feira (02/07), o Benemérito e ex-Diretor Cultural da Portela Carlos Monte, além de ser homenageado emprestando seu nome para a sala que abriga o projeto, foi contemplado com a medalha Natal da Portela.
A homenagem foi realizada pelo nosso Departamento Cultural, que sempre entrega essa honraria a pessoas que contribuíram para o engrandecimento da escola, assim como é o caso de Carlos Monte, que além de ter sido Diretor Cultural da Portela, nas décadas de 1960 e 1970, e um dos pioneiros entre aqueles que defendem a cultura das escolas de samba e dos sambistas, dotado de um olhar visionário que compreendia, bem à frente de seu tempo, que as agremiações carnavalescas eram bem mais que um desfile festivo.
Também conhecido por ser pai da cantora Marisa Monte, que aprendeu no seio de sua família o amor pela Águia da Oswaldo Cruz e Madureira, Carlos Monte retornou para o Departamento Cultural da Portela em 2005, desta vez em dupla função, pois também passou a exercer a função de conselheiro na Majestade do Samba. Junto com o também portelense João Baptista Vargens, é autor do livro “A Velha Guarda da Portela”, que descreve a formação e as peculiaridades do mais famoso e representativo agrupamento de veteranos do carnaval carioca.
Para o atual ocupante do posto Rogério Rodrigues, é uma hora entregar a medalha para Carlos Monte, que segundo o Diretor Cultural, foi uma pessoa ímpar e agregou muito na essência da Portela.
“A medalha Natalino José do Nascimento é concedida aos portelenses que prestaram relevantes serviços à escola, e Carlos Monte, que já esteve à frente do Departamento Cultural, se dedicou muito a valorização da história da Portela com o livro “A Velha Guarda da Portela”, em projetos e eventos como “Portela de Asas Abertas”, “Cine Samba Candeia” e FliPortela – Festa Literária da Portela e sempre contribuindo com o cultural. Para nós é mais do que uma honra entregar essa medalha, é uma oportunidade de participar deste momento em que a Portela, em parceria com a UFF, inaugura um pólo avançado da universidade para a comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira com seu nome.” – declarou Rogério.
Carlos recebeu a homenagem das mãos de Luís Carlos Magalhães, ex-presidente e, assim como o homenageado, ex-diretor cultural da Portela.
Facebook Comments