Tributo à Vaidade
Ao criar o tema-enredo “Teste ao Samba” (1939), compor o samba descritivo, fantasia e alegorias adequadas ao tema, o fundador Paulo da Portela não só vestia o sambista, mas, sobretudo, vestia uma ideia. E, a partir daí, todos os pequenos núcleos que formam uma escola de samba passam a integrar um todo narrativo, definidos em si e por sua função no conjunto e identificados por determinadas características de vestuário: comissão de frente, baianas, destaques, brincantes, pastoras, casal de mestre-sala e porta-bandeira e ritmistas.
O objetivo da exposição é convidar o público a fazer uma viagem pela criação da indumentária dos desfiles das escolas de samba, que, ao longo do tempo, adquiriu grande significado no espetáculo. A partir de painéis, textos e fantasias, o evento mostrará como, após o carnaval de 1939, a indumentária usada pelos integrantes das escolas deixou de ser um figurino e passou a ser fantasia.
Mostra foi inaugurada em 18 de junho de 2016 na quadra da Portela e foi exibida também no Shopping Madureira e em Brasília.
Facebook Comments