Alunos do curso para formar profissionais de carnaval visitam Arquivo Nacional e o da cidade do Rio de Janeiro
Os alunos do curso de formação de profissionais de carnaval, uma parceria técnica e acadêmica entre o Instituto Portela Cultural e o Centro Integrado de Estudos em Turismo – CIETH, fizeram uma visita ao Arquivo Nacional no último dia 5 de setembro, terça-feira. A instituição federal foi fundada em 1838 e é guardiã da memória nacional.
O grupo liderado pelo diretor do Departamento Cultural da escola, Rogério Rodrigues,foi recebido por Valéria Morse e pelo supervisor de iconografia da instituição, Sérgio Lima. Eles assistiram a dois pequenos documentários, um institucional e outro chamado Abre-Alas, um filmete contendo trechos da folia carioca nos anos 1940.
Cerca de uma semana antes, no dia 28 de agosto, os alunos visitaram o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, localizado na Praça XI, centro da cidade e berço do samba carioca.
Estas aulas externas são importantes, não só como meio de instrumentalização da pesquisa de quaisquer assuntos, sobretudo, os carnavalescos e sobre memória, mas, também, para que os estudantes possam conhecer as grandes instituições dedicadas à preservação e à dinamização cultural do Rio e do Brasil. Em outras oportunidades, eles visitaram a Bibliotheca Nacional e o Museu da Imagem e do Som acompanhados pelos professores Walter Pereira e Maria Lúcia Silva.
O curso começou em 11 de maio e tem como objetivo capacitar e qualificar profissionais para atuarem na cadeia artístico-produtiva do Carnaval e em diversas funções relacionadas ao seu universo, observando seu potencial empreendedor, inclusivo, cultural, histórico, geográfico e turístico.
Facebook Comments