Passista da Portela participa de semana de eventos no Japão
A passista portelense Nanda Coelho desembarcou em Tóquio no dia 21 para realizar uma série de eventos patrocinados pelo Consulado da Portela no Japão em várias regiões do país. A iniciativa tem a parceria do Departamento Cultural da Portela e da Ala de Passistas da Portela com objetivo de divulgar a escola de Oswaldo Cruz entre os sambistas japoneses.
O programa de atividades inclui dez oficinas para passistas, palestra na Embaixada do Brasil em Tóquio e roda de samba. As oficinas ocorrem até o dia 30 de setembro em quatro estados diferentes. Na capital, já houve cinco das oito oficinas. Nanda Coelho também vai ensinar os passos do sambas nos estados de Saitama, Kanagawa e Shizuoka, englobando uma região de 200 km em torno de Tóquio, onde moram 80% dos sambistas japoneses. Outras duas oficinas especiais também foram agendadas: com as passistas da GRES Alegria e GRES Saúde.
Segundo a vice-presidente da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, as oficinas fazem parte de um projeto apresentado oficialmente pelo Consulado da Portela no Japão à Nilce Fran, coordenadora da Ala de Passistas da Portela, e ao presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães com aval do Departamento Cultural. “Inicialmente convidamos a Nilce Fran para participar. Mas devido a uma série de importantes compromissos que ela tinha, não foi possível a sua vinda. Como a Nanda Coelho já havia realizado oficina virtual para as japonesas, ela foi a escolhida”, conta Kishuko, lembrando que nada foi decidido apenas pelo Consulado. “As próprias japonesas apontaram o nome da Nanda, porque o evento está sendo feito para que elas aprendam e se aprimorem na dança do samba”, esclarece.
No dia 27, na Embaixada do Brasil em Tóquio, Nanda contará como foi o desfile campeão da Portela em 2017. A palestra contará ainda com a presença de dois japoneses que desfilaram na Portela este ano: Kishuko Sudoh, na Ala de Passista, e Yohji Nakajima, em alegoria. Os três descreverão como foi a jornada de ensaios e o que ele viram na Marquês de Sapucaí durante o desfile campeão. A formação das alas e das alegorias da escola também serão mostradas, levando os japoneses a entenderem como foi estruturada a apresentação do enredo na avenida.
No dia 1 de outubro, acontece a festa de despedida de Nanda Coelho. O Consulado da Portela já agendou uma roda de samba onde serão cantados vários sambas de enredo da Portela. Os sambistas japoneses poderão tocar, cantar e dançar com Nanda, lembrando sucessos da Ala de Compositores. Os ritmistas presentes tocarão no andamento e na batida da Tabajara do Samba, ensinado durante a visita de Mestre Nilo Sergio ao país, em 2012. Serão comercializadas Camisas Poéticas, com a foto de baluartes portelenses como Waldir 59, Tia Doca, Chico Santana e Zé Ketti, produtos exclusivos elaborados pelo Departamento Cultural da Portela.
Além das atividades, Nanda tem aproveitado as horas vagas para passear no Japão. “O país é muito limpo, seguro e organizado. Impressiona o respeito que os japoneses dispensam às pessoas. Diferente do que imaginava, a comida é muito boa e existe uma variedade grande de produtos. As passistas japonesas tem me recebido com muito afeto. Nas oficinas não poupo críticas às que não estão sambando bem. Ser passista não é historinha de lindas princesas vestidas de biquini de plumas e pedrarias. A atividade requer muito esforço, dedicação e técnica. Na Portela é assim e é assim que venho ensinando aqui”, ressalta Nanda.
Durante as oficinas, as japonesas são inspecionadas passo-a-passo por Nanda. A maioria vem elogiando bastante o trabalho, salientando que o estilo de aula ministrada pela passista portelense é bem diferente de tudo que elas já viram em solo japonês.
O Consulado da Portela no Japão realiza, ainda esse ano, outras atividades, entre elas, nova exibição do documentário “82 Minutos”, desta vez na conceituada Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio. Em 2018, o Consulado da Portela pretende trazer ao Japão o Mestre Nilo Sergio. Também estão sendo planejadas no Japão oficinas com Nilce Fran, com passistas masculinos e com o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola.
Facebook Comments