FLIPORTELA 2024
Tema desta edição: Território
1. Conceito
2. Programação
3. Notícias
CONCEITO
A FLIPortela é uma celebração. Um imenso encontro de amigos, de gostos afins, de olhares diferentes, de práticas e experiências similares e convergentes com objetivos iguais; é uma festa de cores, sons, cheiros, sonhos e lutas. Mas é, mais do que tudo, FESTA. E festa no solo simbólico de uma instituição cultural com um século de tradição, iniciada nos quintais e terreiros de Oswaldo Cruz e Madureira e que se tornou não só uma potência na expressão cultural e que ajudou a moldar um patrimônio do Rio.
O tripé que compõe o tema da edição 2024 da FLIPORTELA tem por objetivo incluir todas as memórias, legados e ancestralidades: negras, ameríndias, brancas, mestiças, ciganas, árabes, judaicas, todas as culturas formadoras dos subúrbios nos quais o GRES Portela nasceu e fincou raízes.
Essa premissa respeita o objetivo do Departamento Cultural da Portela de estabelecer pontes entre o tema/enredo da escola no carnaval 2025 e seu significado simbólico no encontro de culturas que fermentou e floresceu no Brasil, os 101 anos de fundação da Escola, oficialmente celebrado no dia 11 de abril de 2024, o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz e os legados de Monarco e Antônio Candeia Filho, cujos aniversários celebramos em 17 de agosto.
Desde a edição inicial, a FLIPORTELA mantém caráter acolhedor, amplo e democrático reunindo cores, sabores, sons e expressões de todos os que dela se aproximam, com a Águia Altaneira colocando sobre suas asas, dentro do seu ninho, seus filhos e quem respeita, admira ou quer simplesmente ter contato com o que a cultura brasileira tem de mais genuíno. Seu povo.
A festa, como sempre, promete ser despojada do engessamento protocolar, liberta de preconceitos e espontânea como aquelas reuniões que promovemos em nossa casa e chamamos os amigos, que chamam outros amigos, que se tornam outros amigos inundando a ciranda de afetos.
Nada contra os rigores acadêmicos. Mas, gostamos da descontração dos bares, das ruas, dos botequins e das peladas de fim de semana. Nossos debates ora são como uma roda de conversa, para compartilhar ideias sobre o nosso cotidiano. Como numa mesa de bar.
Não temos bistrôs. Nem área VIP. Ocuparemos a quadra e dentro dela a Praça Manaceia, no meio do terreiro com a roda de samba “Portela de Asas Abertas”, com saraus, batalhas de rimas e muitas trocas de ideias. E histórias.
Nossa inspiração é o olhar doce e atento de Manuel Bandeira sobre a beleza comum do dia e da noite onde há povo. Nossa inspiração é a sua “Poética”.
#portela
#portelacultural
#fliportela
#inovação #eticaprofissional
Divirtam-se! A casa é de vocês!
Rogério Rodrigues
Diretor Departamento Cultural GRES Portela
Facebook Comments